22 de agosto de 2017

   
 O Jornal   |   Contato
 
Colunas

Colunista:

Reinor Marcolino

Coluna Atualizada sobre Politica e assuntos Gerais.

 

11/08/2017
Tokes

O vereador José Gonçalves Guimarães (Ramos) - PMDB pontuou algumas questões de extrema importância na sessão do legislativo de Jaguaruna, na quarta-feira (09). O texto abaixo, na íntegra, apresenta tudo que o vereador relatou na tribuna da câmara.



 

Estradas precárias: “É notória a dificuldade financeira que o nosso município passa. Prova disso foi que o nosso prefeito, no início deste ano, fez um decreto de calamidade pública, alegando não pagamento de INSS por antigos gestores, uma série de questões. E nós vereadores, senhores, fomos eleitos exatamente para isso: para fiscalizar o poder executivo. Se nós observarmos a constituição federal, a lei orgânica e o regimento interno da casa, esse é o nosso papel. Ainda que sejamos da bancada governista, temos que ser realistas. Nosso município é muito grande, diversos balneários, uma extensão territorial imensa, mas ainda existem muitas estradas em situação precária, ainda que muitas estejam sendo revestidas”.

 

Secretaria de saúde: “A saúde, pudemos presenciar aqui a fala da secretária da Saúde na reunião de comissão que tramitou na casa hoje. Autorização para contratação de médicos para o nosso município para atuarem aqui na estratégia da saúde familiar eram oito, mas o município só mandou seis por causa do impacto da folha”.                                               

 

Rótula de acesso: “Precisamos também de uma rótula de acesso aqui no início da rua Armando Machado, porque é uma vergonha, uma obra barata em um local que dá acesso a vários bairros povoados e tem a PM, Polícia Civil, empresas”.                                                      

 

Praça do ginásio: “Nós temos uma praça do ginásio de esporte, que tem que ter uma contrapartida de um recurso disponível. Parada no escuro, porque não tem recurso, é uma vergonha”.                                                                                                                                        

 

Máquinas sucateadas e obras paradas: “Nós temos um caminhão tanque, totalmente adaptado, com o tanque furado, que deveria estar recuperado para molhar as estradas, porque o povo está comendo poeira e o gestor diz que não tem dinheiro para isso. Nós temos os serviços dos pequenos agricultores que estão me cobrando o serviço de uma máquina, uma retroescavadeira e faltou maquinário. Senhores, as dificuldades do município são muitas, obras paradas e etc. Então, quando nós analisarmos os recursos nessa casa, temos que priorizar os mais necessitados do nosso município”.

 

Portal de transparência no hospital: “Eu quero também falar que tramita nesta casa um requerimento de minha autoria, completo, sobre o Hospital de Caridade, que foi motivo de audiência pública nesta casa, juntamente com a promotora pública. O hospital não tem um portal de transparência para que toda população possa acompanhar todo o comodato, com os valores referentes dos repasses de Sangão e Jaguaruna e com todos os gastos que estão sendo feitos no hospital. O contrato é bem claro, tudo o que for feito dentro das instalações fica para o município e isso me preocupa. Eu venho aqui, nessa noite, com documentos comprobatórios. Uma senhora de 92 anos atendida pelo SUS do hospital, após o médico atendê-la, foi-lhe receitado medicamentos. Parte o hospital doou, outra parte o hospital chamou a família e disse que custa 100 reais com os procedimentos. A família foi na iniciativa privada e descobriu que esses medicamentos custavam 10 reais. Os vereadores têm que fiscalizar esse tipo de ação, isso não pode acontecer em nosso hospital. Não estou criticando o comodato, já elogiei, mas estarei fiscalizando para que isso não ocorra. Vereador tem que priorizar os menos favorecidos”.

 

Pedágios mal conduzidos: “Um município organizado, senhor presidente, é mais valorizado, temos que começar a nos organizar e levar até todos os órgãos todos os requerimentos que são feitos aqui. Já criei alguns requerimentos que blindam a ordem e a organização, como por exemplo, a proibição de festas rave nas orlas, que deixam lixos, proibição dos pedágios para garantir o direito de ir e vir do cidadão jaguarunense de maneira confortável e evitar congestionamentos, já que temos apenas uma via que liga o centro às praias, ao hospital, tudo isso tem que ser exposto na imprensa. Hoje, para se realizar um pedágio, é exigida uma série de coisas. Nós criamos as leis, o poder público sanciona, mas o que nos desmoraliza é ver que esse tipo de ação não é coibido. Eu quero, especifico desde o projeto do pedágio, para que a polícia militar, o comando, não aceite, porque existe lei que regime essa questão. Porque quando é para aprovar, eles vêm até aqui, nos ludibriam e quando sancionamos, não é respeitado. Somos desmoralizados. Então fica aqui meu desabafo sobre essa questão”

 

Contratação de médicos: “Quero parabenizar a secretaria da Saúde, que nos trouxe aqui o pedido de autorização para a contração de seis médicos, porém, fico triste, pois o projeto inicial era de oito. Perguntei o porquê da redução e a resposta que me passaram é que o município não tem amparo financeiro para contratar mais dois. Então fica aqui meu apelo para o prefeito, que venha até esta casa e se defenda de qualquer questão, mas que atenda a necessidade do povo”.  

 

 


 

Busca e apreensão

Uma denúncia de um funcionário público no Ministério Público de que havia irregularidades na Secretaria da Família de Jaguaruna foi acatada pelo Juiz titular da comarca, Gustavo Schlupp Winter, que logo expediu um mandado de busca e apreensão de documentos no interior da referida secretaria. A diligência teve escolta da PM, inclusive com o giroflex do veículo ligado.

 

 

Médicos com dinheiro

Veiculou nesse espaço que médicos não haviam recebidos seus salários da empresa IDEAS, que administra o Hospital de Caridade de Jaguaruna. Pois bem, surtiu efeito positivo e os médicos foram agraciados com seus pagamentos.

 

 

PP de Tubarão

O partido progressista de Tubarão realiza convenção nesta sexta-feira, 11, para eleger a nova executiva da sigla.

 

 

Fui...

As únicas pessoas que você precisa ter em sua vida são aquelas que provam, sob qualquer circunstância, que precisam de você na vida delas. 




comentários

Sem comentários, adicione o seu!

Deixe seu comentário sobre esta coluna:
De:
Comentário:
   
 
colunas relacionadas

Publicidade


© 2011 JORNAL O MUNICIPIO - Todos os direitos reservados - Produzido por