20 de outubro de 2018

   
 O Jornal   |   Contato
 
Colunas

Colunista:

Vilson Schambeck

Doutor Vilson Shambeck, é Cirurgião Dentista com especialidade em Saúde Pública. Com uma forte atuação junto às comunidades de base, discorre sobre diversos assuntos.&l

27/04/2018
Coluna do Vilson

Estação Vida – Todo sábado das 10 ao meio dia!

No último sábado os entrevistados foram os diretores da Cermoful Everton Meneghel e Diego Virtuoso Salvan, acompanhados do Presidente Ricardo Bittencourt, participam de uma entrevista na rádio Estação Cocal FM. O programa aprofunda temas do cotidiano, trazendo sempre lideranças da região.  

 

 

Tiradentes, o patrono da odontologia brasileira:

Joaquim José da Silva Xavier, que ficaria conhecido como Tiradentes, nasceu no dia 12 de Novembro de 1746 na cidade de Pombal, no estado de Minas Gerais. Ele foi o quarto dos nove filhos que os seus pais tiveram.
Em 1780, ele decidiu se alistar na tropa da Capitania de Minas Gerais. Um ano depois, já havia sido nomeado comandante de um setor que cuidava do escoamento da produção de minérios. Foi aí que ele começou a criticar a exploração abusiva dos recursos naturais do nosso país. Mudou-se para o Rio de Janeiro e lá, criou vários projetos políticos, mas não conseguiu aprovação para a execução de muitos deles. Quando voltou para Minas Gerais, começou a espalhar suas ideias a respeito de independência da província, por toda Vila Rica. O que deu ainda mais força para o seu movimento foi a independência da América e a formação dos Estados Unidos.

Todo o movimento foi centrado no ideal de tornar o Brasil um país independente. Aqueles que conspiravam pretendiam proclamar a república, mas essa ideia ficou só na cabeça mesmo. Todo o movimento que Tiradentes havia começado estava ganhando força, mas foi delatado através de uma denúncia que Joaquim Silvério dos Reis fez ao governador no ano de 1789. Quando isso aconteceu, Tiradentes estava no Rio de Janeiro e escondeu-se, mas em pouco tempo acabou preso. O julgamento de todos os inconfidentes, inclusive Tiradentes, durou três anos, mas finalmente foi dada a sentença definitiva. Alguns deles foram condenados à morte e outros ao degredo, entretanto, no dia seguinte, por conta de uma carta de D. Maria I, a pena de morte foi dada apenas à Tiradentes.

(liberdade, ainda que tardia – libertas, quae sera tamen) 

 

 

 

Escola Maurina de Souza Patrício/MF convida todos para uma deliciosa Paella no dia 06 de maio:

Ingressos para adultos à R$ 20,00 e infantil R$ 10,00. Crianças até 5 anos, não pagam. Toda renda será revertida para aplicação na escola.

 

Olaria da alma:

A cada dia me convenço mais de que o que falta no Brasil é RESPEITO e PAZ.




comentrios

Sem comentrios, adicione o seu!

Deixe seu comentrio sobre esta coluna:
De:
Comentrio:
   
 
colunas relacionadas

Publicidade


© 2011 JORNAL O MUNICIPIO - Todos os direitos reservados - Produzido por