18 de janeiro de 2019

   
 O Jornal   |   Contato
 
Cultura
01/06/2015
Participação no encontro para implantação do Sistema Municipal de Cultura

Participação no encontro para implantação do Sistema Municipal de Cultura

Os membros do Conselho Municipal de Política Cultural de Sangão Cledilézia Cléria Alexandre, Deise Formentin, José Paulo Fernandes e Suzana Luiz Tibúrcio estiveram presentes no 1º Encontro de Implantação do Sistema Municipal de Cultura, promovido pela Associação dos Municípios da Região Lagunar (AMUREL) e pelo Colegiado de Gestores de Cultura da região, no dia 28/05, que contou com a participação de 40 pessoas, entre gestores de cultura, membros dos conselhos municipais e artistas da região.

O evento teve como objetivo principal discutir o Sistema Nacional de Cultura (SNC), Sistema Municipal de Cultura (SMC) e seus componentes e as principais dificuldades encontradas pelos gestores para a consolidação do SMC. O Representante da Regional Sul do Ministério da Cultura (MINC), Marcelo Leal D´Ávila, fez uma explanação sobre o Sistema Nacional de Cultura e quais procedimentos cada município deve fazer para efetuar sua adesão. Também falou sobre Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) e Vale-Cultura. Este encontro foi de fundamental importância para estreitar laços com os representantes do MINC, serviu também para orientar os municípios a dar início ao processo de organização do setor cultural, visto que em sua maioria as ações já acontecem, porém, de forma não planejada e tem-se a necessidade de desenvolver políticas públicas para a cultura, como em todos os demais setores.

Os municípios que estiverem organizados com suas leis e sistemas municipais instituídos, serão priorizados quanto ao repasse do recurso. A ideia inicial para a realização desse evento, junto ao colegiado de cultura, foi a de que os prefeitos deveriam estar presentes para entenderem melhor tudo o que o Ministério vem propondo com essas ações, visto que a maioria das secretarias de cultura está diretamente ligada a outras áreas como educação, esporte, turismo e não se tem dado a devida importância que a cultura tem e merece, como promotora de mudanças sociais e do desenvolvimento das cidades.

 



Fonte: Assessoria de comunicação - Sangão


comentrios

Sem comentrios, adicione o seu!

Deixe seu comentrio sobre esta notcia:
De:
Comentrio:
   
 
notcias relacionadas

Publicidade


© 2011 JORNAL O MUNICIPIO - Todos os direitos reservados - Produzido por