24 de junho de 2018

   
 O Jornal   |   Contato
 
Cultura
11/04/2018
Banda Amor à Pátria: 100 anos de tradição em Jaguaruna

Foto: divulgação

 

 

Objeto de homenagens inspiradas e emocionadas durante todo o dia de ontem nas redes sociais, a Associação Musical Amor à Pátria completou ontem (10), 100 anos de sua fundação. Durante esta semana, uma extensa programação de eventos vem sendo realizada.

As comemorações começaram no último domingo, com uma Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz de Jaguaruna, presidida pelo Pe. Antônio Henkemeier. A celebração foi totalmente animada pela Banda, num momento inédito em Jaguaruna, visto que nunca antes a Banda havia tocado uma missa inteira.

Chegando ao dia de ontem, os eventos iniciaram com a Banda da Polícia Militar de Santa Catarina, o Piano Catarinense, realizando um desfile no centro da cidade, acompanhada dos membros da Banda Amor à Pátria e das escolas do município. Após o desfile, foi realizada uma apresentação nas escadarias da Igreja Matriz de Jaguaruna, reunindo um significativo público que, além de incorporado pela presença dos alunos das escolas de Jaguaruna, contou com a presença de intusiastas da música, antigos integrantes, colaboradores e amigos da Banda Amor à Pátria.

Logo a noite, a Associação Centenária promoveu no Clube 1º de Janeiro uma cerimônia de homenagens à todos os ex-diretores, maestros, colaboradores, patrocinadores e pessoas que prestaram trabalhos relevantes para a entidade. Personagens in memorian também foram lembrados por sua passagem na Banda, sendo representados por familiares.

No ponto alto da cerimônia, o médico e empresário Aroldo Schimitz, filho de Bernardo Schimitz, primeiro Presidente e fundador da Banda, presenteou a corporação com um Saxofone Tenor novo. Em troca, levou, como relíquia, uma Requinta antiga que foi totalmente restaurada, sendo esta, segundo conta a história da Banda, o instrumento que seu pai tocou nos idos de sua passagem.

Ainda na mesma noite, foi empossada a nova diretora da Associação, para o Biênio 2018-2019. O agora ex-presidente Adílio Boaventura Luiz passou o cargo para Everaldo Alves, também músico há mais de 20 anos na Associação Musical.

Seguindo na programação, será realizado no próximo domingo o VI Festival de Bandas de Jaguaruna, especial para o centenário da Banda Amor à Pátria, contando com 10 bandas participantes. O desfile ocorre às 09:00 horas da manhã na Avenida Duque de Caxias, com todas as Bandas. Logo após, abertura oficial do evento e apresentação da Banda Anfitriã. Às 14 horas, inicia-se as apresentações das demais bandas.

Sob a regência do Maestro Gregory Bernardini Duarte, a Associação Musical Amor à Pátria conta hoje com 36 músicos executantes, sendo 7 deles vindos da última turma de aprendizes, formada em 2017. Após os festejos do centenário, mais uma turma será iniciada, com previsão de ingresso na Banda para o final do ano. Crianças a partir de 12 anos podem se inscrever, sem limite de idade. As informações sobre inscrição e início das aulas podem ser obtidas pelo telefone (48) 98829-1138, com o Maestro Gregory.



Fonte: Redação


comentrios

Sem comentrios, adicione o seu!

Deixe seu comentrio sobre esta notcia:
De:
Comentrio:
   
 
notcias relacionadas

Publicidade


© 2011 JORNAL O MUNICIPIO - Todos os direitos reservados - Produzido por