17 de setembro de 2019

   
 O Jornal   |   Contato
 
Meio Ambiente
27/02/2015
Autoridades buscam alternativas para melhorar abastecimento de água em Morro da Fumaça

Vereadores e prefeito receberam técnicos da Casan na quarta-feira, 25. Intenção é utilizar água das minas abandonadas

Pela segunda vez, nesta semana, o abastecimento de água de Morro da Fumaça foi debatido. Nesta quarta-feira, 25, vereadores e o prefeito Agnaldo Maccari (PSD)  receberam profissionais da Casan para levantar alternativas para melhorar o fornecimento na cidade.

A principal possibilidade discutida é a perfuração de poços na mina de fluorita desativada no Distrito de Estação Cocal e reaproveitar a água existente em suas galerias.

Técnicos da Casan perfuraram poços no local anteriormente, porém, a água não pode ser aproveitada. Agora, o geólogo Clóvis Savi, ex-funcionário da mineradora, sugere que a perfuração seja feita antes que a água chegue nas galerias. “Podem ter ficado equipamentos, óleo, ou outras coisas poluentes no subsolo. Coletando antes disso, a possibilidade de utilização do líquido é maior”, salientou.

Como uma forma de complementar o abastecimento do município, que hoje vem da localidade de Rio Vargedo, em Treze de Maio, a água das minas supriria a demanda por pelo menos dez anos. “Vamos deixar claro que esta água será para atender as demandas da localidade de Mina Fluorita, do Distrito de Estação Cocal e dos bairros de Morro da Fumaça”, explicou o geólogo da Casan, Lauro Zanatta.

Representaram o Legislativo fumacense os vereadores  Ademar Bertan (PSDB), Maria Bortolin (PT), Raimundo Marques, o Mundi e José Carlos Bortolin, o Calita, ambos do PMDB. “Não podemos deixar este assunto de lado. Vamos debater juntos com as demais autoridades, técnicos e empresa mineradora e buscar a melhor alternativa para atender os fumacenses”, falou Bertan.

 

Reunião com empresa mineradora

Depois do tema e das possibilidades explanados, os participantes do encontro decidiram por agendar uma audiência com a empresa mineradora. “A intenção é apresentar um projeto para que eles fiquem cientes de nossa intenção e possam colaborar com o abastecimento de Morro da Fumaça”, disse Calita.



Fonte: O Município - Colaboração: Marciano Bortolin


comentrios

Sem comentrios, adicione o seu!

Deixe seu comentrio sobre esta notcia:
De:
Comentrio:
   
 
notcias relacionadas

Publicidade


© 2011 JORNAL O MUNICIPIO - Todos os direitos reservados - Produzido por