22 de novembro de 2017

   
 O Jornal   |   Contato
 
Saúde
03/08/2015
Centro Materno Infantil incentiva o aleitamento materno

Centro Materno Infantil incentiva o aleitamento materno

No sábado (01/08), começou a ser celebrada a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). Em 2015, a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA) definiu como tema gerador das discussões Amamentação e Trabalho – Para dar certo, o compromisso é de todos. O assunto ficará em pauta até o dia 7 de agosto.

No Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), os temas acima ressaltam a importância do profissional de saúde no processo da amamentação, levado a sério durante todo o ano. Várias ações desenvolvidas no hospital buscam propiciar o contato com as mães, orientando-as para que a amamentação torne-se um momento ainda mais especial. Um exemplo é a consulta de retorno com a equipe de enfermagem – momento em que bebê e mamãe são avaliados e oportunidade do profissional ouvir possíveis dúvidas e anseios quanto à amamentação.

Há outras iniciativas no HNSC em prol do aleitamento materno. A instituição conta com a Comissão Hospital Amigo da Criança e concentra suas ações nos ‘Dez Passos para o Incentivo ao Aleitamento Materno’, tendo como um de seus compromissos o início da amamentação do bebê na primeira hora após seu nascimento. A Associação das Voluntárias da Maternidade (Avoma) também realiza um papel fundamental de aconselhamento às mães, visitando-as na maternidade e distribuindo material educativo. O Curso de Gestantes, promovido a cada dois meses, também é uma ótima oportunidade de preparar as mulheres para um processo de amamentação tranquilo e consciente.

Uma das iniciativas do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) na orientação da importância do aleitamento materno é a busca da integração dos Programas de Saúde da Família (PSFs) de Tubarão com os profissionais do Centro Materno Infantil (CMI). O objetivo é divulgar o projeto Nascer Sorrindo, que busca promover práticas humanizadas no processo da gestação, parto e puerpério. O foco principal concentra-se no pré-natal das gestantes, que deve ser realizado corretamente. Em uma reunião ocorrida na última semana, as profissionais do município foram convidadas a visitar o CMI do hospital e conhecer suas rotinas. Uma capacitação sobre aleitamento materno com essas enfermeiras também está prevista neste dia.

 



Fonte: Assessoria de comunicação - HNSC


comentários

Sem comentários, adicione o seu!

Deixe seu comentário sobre esta notícia:
De:
Comentário:
   
 
notícias relacionadas

Publicidade


© 2011 JORNAL O MUNICIPIO - Todos os direitos reservados - Produzido por